16 de abril: Dia da Voz

16 de abril: Dia da Voz

No dia 16 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Voz. Essa data visa, principalmente, alertar todas as pessoas para os cuidados necessários para preservar a voz e como torna-la mais expressiva na comunicação

Saiba mais sobre essa data especial e descubra como prevenir doenças a partir de sinais que a sua voz pode transmitir!

Reconhecimento e importância

A primeira celebração do Dia da Voz aconteceu em 1999, no Brasil, conquistando merecido destaque internacional a partir de 2003, sendo comemorada também na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Dessa maneira, doenças como câncer de laringe, por exemplo, passaram a ser discutidos e foram definidos alguns cuidados que você mesmo pode seguir para detectar se há algo de errado antes de se tornar um problema grave.

Sintomas e cuidados básicos

Não são apenas os profissionais que trabalham com apresentação em público, coaching, jornalismo televisivo, cantores, atores, atendentes, vendedores, operadores de telesserviços ou qualquer profissão que exija falar em público, que devem prestar atenção a possíveis alterações na voz.

Afinal, qualquer um pode ser pego de surpresa por desconhecer os sintomas e cuidados que poderia ter tido antes.

Dentre os principais sintomas que podem estar alertando para prováveis problemas vocais, podemos destacar: dor ou ardor na garganta, cansaço ao falar, pigarro, rouquidão ou qualquer mudança na voz.

Por conta disso, os cuidados essenciais que qualquer um pode fazer diariamente para prevenir esse tipo de situação são:

  • Alimente-se de forma equilibrada;
  • Beba bastante água;
  • Não grite em excesso ou em tom agudo;
  • Fale em um volume confortável e sem esforço;
  • Durma bem;
  • Não fume ou abuse de bebidas alcoólicas.

Garanta mais qualidade de vida para você e para a sua família protegendo todos contra as alterações de voz e doenças que podem ser evitadas a partir de pequenos cuidados e preserve a sua voz!