• 16 de Abril
  • Para Quem
  • A Comemoração

16 de Abril

O Brasil foi o primeiro país do mundo a comemorar o Dia Nacional da Voz. Em 1999, fonoaudiólogos, médicos e cantores da Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz, preocupados em orientar a população sobre os cuidados e a prevenção de disfonias, instituíram que 16 de abril seria o dia voltado a ações sociais para a valorização da voz em todo lugar.

Argentina e Portugal foram os primeiros países que abraçaram essa causa e, também, passaram a utilizar a mesma data para essa comemoração. Em 2002, a Academia Americana de Otorrinolaringologia reconheceu a mesma data como o dia Mundial da Voz. O reconhecimento oficial da data ocorreu em 18 de junho de 2008 quando foi promulgada, pelo governo brasileiro, a Lei 11.704, que institui o Dia Nacional da Voz com o "objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância dos cuidados com a voz".

Para Quem?

Não há discussão sobre a importância deste dia. A cada ano, aumentam os profissionais que necessitam da voz no exercício de suas atividades. São cantores, atores, locutores, repórteres, professores, palestrantes, advogados, vendedores e, no mundo corporativo, todos aqueles que necessitam se comunicar com seus clientes internos ou externos, destacando os operadores de telesserviços, ocupação que mais cresceu nos últimos anos. Diante do aumento de profissionais da voz, é necessário que todos, sem exceção, recebam informações consistentes sobre como utilizar esse recurso de comunicação de modo expressivo e preservando a saúde e o bem-estar

Além disso, a voz é meio de relacionamento entre as pessoas e qualquer um tem o direito de receber informações em busca da melhor voz. Calcula-se que de 5 a 8% da população, em geral, tem alguma dificuldade com a voz, o que pode limitar sua inserção social. Entre os profissionais da voz, essa porcentagem pode ficar muito acima dos 25%, dependendo do uso da voz, das condições de saúde geral e das condições ambientais do trabalho.

Essas alterações vão desde incômodo ou fadiga ao falar, rouquidão ocasionada pelo abuso vocal ou processos inflamatórios. Existem diferentes tipos de alterações que acometem as pregas vocais, desde lesões benignas, como nódulos, pólipos ou granulomas, até ainda outras mais graves, como o câncer de laringe. O Brasil é um dos países de maior incidência de câncer localizado na região onde estão as pregas vocais, com cerca de 15.000 novos casos ao ano.

O importante é lembrar que a maioria dessas alterações vocais pode ser evitada com hábitos simples para a saúde vocal, os quais podem ser assumidos por todos nós. Mas somente por meio de ações educativas podemos levar à população esses conhecimentos. Essa é a importância do Dia Mundial da Voz.

A Comemoração

A cada ano, novas instituições de ensino, governamentais e entidades privadas envolvem-se nessa importante celebração. O apoio da mídia é crescente publicando matérias de interesse do grande público e com apoio de celebridades, como Xuxa e Pelé, dos atores Edson Celulari, Cláudia Raia, Lima Duarte, Tarcísio Meira e Glória Meneses e de cantores como Fagner e Claudia Leitte, além do apoio de parlamentares, como os senadores Álvaro Dias e Arthur Virgílio.

A sociedade Brasileira de Fonoaudiologia comemora a data anualmente, premiando a melhor campanha de voz. A Univoz esteve entre as vencedoras nos dois anos que participou, em 2004 e 2008.

Além disso, Contact Centers e Centrais de Relacionamento com os Clientes são grandes apoiadoras da Campanha, levando para seus operadores de telesserviços brindes e interações, que aumentam a consciência para a importância dos cuidados com a voz.

Neste ano, a Univoz quer estar mais uma vez com você nesta celebração, com soluções educativas e interativas.

Soluções UNIVOZ

Confira agora!

Campanha da voz

Comemore o Dia Mundial da Voz com uma divulgação envolvente, de alto impacto e de fácil logística.

A empresa faz sua encomenda e tudo fica pronto no local, no horário combinado, para as comemorações do dia 16 de abril. Esta é uma solução rápida e de baixo investimento.

Você recebe neste pacote:

  • Cartaz customizado sobre saúde vocal
  • Cartaz customizado sobre expressividade
  • Banner data-comemorativa
  • E embalagens para maçãs, com dicas de como cuidar da voz

Mais informações

Espaço Voz ® com Jogos Interativos

A Univoz monta, no local que a empresa indicar e em espaços de fácil circulação e acesso dos participantes, um ambiente para os Jogos Interativos, que são ações lúdicas, divertidas e de rápida aplicação, acompanhadas por fonoaudiólogos especializados, os quais moderam os jogos, tiram dúvidas e recomendam atitudes positivas para uma boa expressão vocal. Estes jogos podem ser vivenciados no início das atividades, no intervalo ou na saída dos profissionais, pois são ações educativas adequadas ao tempo disponível de cada um.

O Espaço Voz® com Jogos Interativos é uma ação de conscientização, falando de um assunto sério de forma motivacional, pois o colaborador motivado compromete-se mais com as campanhas e iniciativas da empresa.

Com os Jogos Interativos comprovamos que é possível passar a mensagem sobre os cuidados com a voz, o bem-estar e a boa comunicação com alegria.

Mais informações

Oficina Libere sua Voz ®

A celebração do Dia da Voz é uma oportunidade de disseminar a conscientização sobre saúde vocal e a expressividade do profissional.

Na Oficina Libere sua voz!®, o profissional da voz terá um momento de aprendizagem compartilhada por um fonoaudiólogo especializado, dando total credibilidade às ações educativas promovidas pela empresa.

É o momento de levar informação com mais tempo, conteúdo didático de qualidade, vivências individuais e em grupo, utilizando recursos ilustrativos e dinâmicos, pois o profissional da voz informado e atento aos cuidados com a saúde vocal aumenta a produtividade, reduz doenças e muda seus hábitos, gerando qualidade de vida.

E como resultado ainda mais positivo, aquele que participa da Oficina da Voz pode conhecer sua expressividade, melhorar sua comunicação e a interação com os clientes.

E, ao final, o participante recebe um brinde especial.

Mais informações

Intervenção On Job

Esta solução oferece a prática de exercício vocal e reflexão sobre hábitos na posição de trabalho, dando mais autonomia para que o profissional da voz seja o agente do seu bem-estar.

A abordagem acontece por um fonoaudiólogo, em um tempo pré-definido e de acordo com a disponibilidade do colaborador, em uma ação individual ou em pequenos grupos, contribuindo, assim, para o desafio das empresas: equilibrar o tempo dedicado aos negócios e à capacitação de seus profissionais.

Mais informações

“Fotografia da Voz”

Por meio de diferentes análises acústicas, assistidas por um especialista, esta ação visa sensibilizar os agentes de telesserviços, e colaboradores. Tudo isso de modo lúdico, fácil e bastante concreto sobre como trabalhar a voz, utilizando os recursos de tom, intensidade, velocidade, ritmo, pausas e ênfases para transmitir a melhor psicodinâmica e expressividade vocal no relacionamento com o cliente, tornando mais claro entendimento do Sorriso da Voz. O participante recebe na hora a fotografia da sua voz, impressa, além de receber orientações e tirar dúvidas em um bate papo com o fonoaudiólogo.

Mais informações

Endomarketing

Faça do Dia Mundial da Voz um dia de motivação para a sua equipe. Clique no botão abaixo e baixe o kit da Univoz para a campanha da voz.

Baixe aqui

Formulario de Contato
Nome (*)

Dados inválidos! Verifique o que foi digitado.
Empresa (*)

Dados inválidos! Verifique o que foi digitado.
Cargo

Dados inválidos! Verifique o que foi digitado.
Telefone (*)

Dados inválidos! Verifique o que foi digitado.
Celular

Dados inválidos! Verifique o que foi digitado.
E-mail (*)

Dados inválidos! Verifique o que foi digitado.
Assunto (*)

Dados inválidos! Verifique o que foi digitado.
Mensagem (*)

Dados inválidos! Verifique o que foi digitado.
Confirme os caracteres abaixo:
Confirme os caracteres abaixo:

Código inválido.

  

Localização

Redes Sociais

you-tube-univoz linked-univoz facebook

Telefone & Endereço

Av.Bernardino de Campos, 327-cj.63 - Paraíso - SP 

(11) 3262-2009
mapa