Porque o coaching para lideranças  é tão importante?

Porque o coaching para lideranças é tão importante?

Cada vez mais o coaching vem tendo protagonismo entre líderes. Por se tratar de um processo que atende às necessidades de cada indivíduo, seus resultados são altamente eficazes. Além disso, a grande procura por esse serviço também alavancou a compreensão sobre os seus métodos e abordagens, de modo tal que o bom coach está sempre preparado para o desafio de contribuir com o desenvolvimento do líder. Bom, você deve estar se perguntando: mas, afinal, como o coaching pode ajudar no meu desenvolvimento como líder?

Essa é uma pergunta que sempre aparece quando falamos sobre o assunto, por isso mesmo a gente elencou aqui quatro pontos fundamentais exercitados no coaching para líderes:

1. Autoconhecimento

Um dos aforismos mais antigos da história diz: “conhece-te a ti mesmo”. Conta a história que essa era uma das inscrições do templo de Delfos, na Grécia, um oráculo onde as pessoas iam buscar conselhos dos deuses antes de tomar qualquer decisão. A interpretação dessa frase diz basicamente que não bastava uma pessoa ouvir os conselhos de um oráculo, se ela não compreendesse quem ela é e como aquela decisão afetaria sua vida. Em suma, o autoconhecimento é pedra essencial para que líderes possam interagir com o mundo e com seus pares e colaboradores, abrindo a possibilidade de aprendermos novas coisas. Por este motivo um dos primeiros objetivos do coaching é permitir que você se compreenda e se desenvolva.

2. Aprimorar os relacionamentos interpessoais

Compreender-se melhor é também parte de um processo de compreender os demais, os pontos fortes dos seus relacionamentos interpessoais, os que precisam de atenção e a forma como você lida com questões e decisões que precisa tomar diariamente. No coaching você entenderá como a comunicação é essencial para se relacionar bem com sua equipe, além disso a partir da compreensão dos seus relacionamentos você irá desenvolver as competências necessárias para lidar com os desafios do dia-a-dia de sua empresa. Isso, sem dúvidas, será fundamental para ampliar a sinergia entre você e a sua equipe.

3. Habilidades de liderança

O líder tem um papel estratégico nas corporações, ao mesmo tempo que tem um papel “humanitário”. Ele precisa motivar, cativar, envolver sua equipe para que as metas sejam atingidas e os resultados alcançados. Nesse sentido, o líder precisa saber gerir todas as diferenças e capitaneá-las para um único fim. No coaching você aprenderá a lidar com a heterogeneidade de perfis dos seus colaboradores e ampliar a sua visão estratégica, reconhecendo as expectativas e sabendo como obter a melhor performance de todos; aumentar seu poder de influência para que possa gerir situações de conflito. Mais do que isso, o coaching é um processo que valoriza o seu status como líder e por isso é fundamental para que possa estabelecer uma postura de um líder forte e de pessoa responsável pela tomada de decisões em uma equipe.

4. Aumento na Produtividade

Uma grande fonte de perdas em empresas é a falta de comunicação e organização dos processos e muitos líderes creem que suas decisões são o suficiente para o bom andamento das atividades. No entanto, como pode se ver, isso não é suficiente. No processo de coaching, o líder perceberá que seus pontos fortes e fracos determinam como sua liderança se desenrola. Ao equilibrar essas forças, ele poderá imprimir uma nova forma de liderar, eliminando ruídos e o stress, melhorando o ritmo de trabalho e tornando sua equipe e você muito mais produtivos.

 

A liderança requer preparo. É uma habilidade que pode ser desenvolvida a partir da experiência, da atitude de desejar essa atribuição e de programas de autoconhecimento e desenvolvimento. O coaching é mais uma ferramenta aceleradora desse processo.