5 Pontos para se atentar na apresentação de um projeto

5 Pontos para se atentar na apresentação de um projeto

Ao criar um projeto, você e sua equipe pensaram por muito tempo em um conceito, não é mesmo? Com certeza, levou dias ou até mesmo meses, para que o projeto saísse do papel e fosse realizado. Nesse sentido, na hora de submeter seu projeto à apreciação de um público, seja para vender a ideia, ter o aval para implantar em sua empresa, demonstrar resultados para sua continuidade, captar recursos financeiros, é preciso levar em consideração alguns detalhes para que todo o seu trabalho não seja desperdiçado.  Hoje essa necessidade está presente em muitas situações, quer você atue numa organização ou esteja pensando em empreender e obter apoio de uma aceleradora para sua startup, por exemplo. Os pitchs são cada vez mais comuns e necessários.

O ponto que queremos chegar é a necessidade de tomar cuidado em toda a elaboração e execução de uma apresentação em público. São várias as orientações para uma apresentação impactante e bem-sucedida. Vamos explorar um pilar muito importante nesse texto: o cuidado com sua plateia.

Segundo os apontamentos feitos por Susan Weinschenk, psicóloga americana e autora do livro “Apresentações Brilhantes” (1), o conhecimento sobre as pessoas é a chave para uma apresentação consistente e poderosa.  Separamos abaixo alguns apontamentos feitos por Susan e completados com nossas práticas para melhorar a apresentação do seu projeto.

Busque informações sobre quem participara de sua apresentação em público.

É fundamental entender como funciona a cabeça das pessoas que você irá falar. Identifiquem se são jovens ou um público mais maduro para adequar a sua linguagem e nível de interação; entenda se é um público mais técnico e que entende o que você está falando com facilidade ou precisa de maiores detalhes ou explicações simplificadas para compreender sua abordagem. Em uma apresentação em público, quanto maior for a sua compreensão sobre como as pessoas pensam, aprendem, ouvem, veem, reagem e decidem, maior será sua capacidade de elaborar uma apresentação que ao mesmo tempo os informe, inspire e motive.

As pessoas se lembram de apenas quatro itens por vez e aprendem melhor em blocos com duração de até 20 minutos cada.

Na hora de apresentar seu projeto, separe os itens por ordem de interesse ou categorias. Desta forma, o público não ficará perdido e conseguirá entender melhor o que cada tópico irá abordar. Elabore blocos de explicação que são abertos e concluídos de tempo em tempo caso sua apresentação seja longa.

Quanto mais cheia a sala, mais energia tem o público, mais energia você precisará.

Você irá apresentar seu projeto para quantas pessoas? Ter esse conhecimento te prepara para interagir com o público. Quanto mais pessoas, mas energia o público tem e mais irá exigir de você. Quando as pessoas estão mais próximas a interação é quase um a um e fica fácil dividir o olhar, atenção e dedicação para cada participante. Se você irá realizar uma apresentação em público para uma plateia maior, uma sala cheia, um auditório, ai sim irá precisar organizar estratégias de interação para envolver a todos. Pode descer do palco e caminhar entre os participantes, fazer observações sobre os últimos da sala, olhar se dirigindo para todos – mesmo os mais distantes perceberão sua atenção dirigida para eles.

Quando o interlocutor não se sente à vontade, não consegue prestar atenção.

É seu papel estar atento ao conforto, nível de participação e interesse da plateia e se percebeu alguma baixa de energia, atue interagindo ou fazendo algo que melhore o ambiente. O ambiente da apresentação precisa ser confortável: se a apresentação for longa, as cadeiras precisam ser confortáveis, ter uma boa climatização e até mesmo oferecer um pequeno coffee break se couber na sua proposta. Se coloque no lugar do seu público.

Os espectadores se sentem seguros quando sabem o que vai acontecer.

Em uma apresentação em público é importante adiantar um briefing do que será o tema do seu projeto, a duração ou etapas. Em caso de apresentações muito longas, crie um cronograma e prepara o seu público sobre o que vai acontecer. Isso tranquiliza a plateia e prepara seu cérebro para dedicar atenção pelo tempo que você combinou com todos.

 

(1) Weinschenk, Susan M. Apresentações brilhantes: 100 coisas que você precisa saber sobre as pessoas para se comunicar bem, 2014.