Dentro do mundo corporativo, muito se fala sobre liderança para conseguir resultados. Mas além do papel nos negócios, uma atribuição essencial é guiar seu time. Para isso, a verdadeira liderança exige força de vontade e determinação para lidar com desafios humanos, especialmente nos dias atuais de distanciamento e de comunicação por tantas novas tecnologias.
A globalização entre os séculos XX e XXI trouxe consigo a evolução tecnológica, modernização empresarial, vantagens como a fácil comunicação à distância, e maior acesso às diversas informações. Em março de 2020, bem no início da pandemia, segundo a Fundação Instituto de Administração (FIA), 43% das empresas já haviam optado rapidamente pelo home office devido à crise da Covid-19; hoje, muito mais empresas ou áreas estão atuando à distância. Uma mudança muito rápida e dá até
para imaginar o que seria das empresas nessa fase sem os recursos de contato online e de trabalho home office! Provavelmente, muitos dos negócios seriam literalmente interrompidos ou teriam colaboradores mais expostos ao risco para sua saúde. Ter líderes atentos às tendências e inovações tecnológicas é uma necessidade atual.
Mas agora tornou-se mais urgente que o líder observe também as inovações nas necessidades humanas, já que esse distanciamento de suas equipes veio para ficar e trouxe novos desafios para gerir e se comunicar à distância.
Para quem atua em home office, não há mais o contato constante de olhar a equipe trabalhando e sentir o clima deste grupo. Não aproveitamos mais aquele café para aproximar e gerar outros vínculos mais profundos. Muitos comportamentos e atitudes foram substituídos por Zoom, Teams, Google Meetings. Que bom que os temos, mas qual transformação o líder precisa acompanhar?
A liderança com uma comunicação humanizada é essencial nesse momento, para que haja um equilíbrio entre o reger o grupo e o se conectar com cada membro da equipe.
A comunicação é o processo que possibilita a interação e troca entre as pessoas. Comunicar é tornar comum, fazer com que o outro entenda seu ponto de vista, mas
também se abrir para a visão do outro. A comunicação humanizada, parte dessa base, mas vai além, necessitando de outros componentes.
A comunicação humanizada é o fugir do que é apenas mecânico e voltar a essência humana! Quando uma mensagem chega ao seu receptor, ele precisa perceber-se não como um público qualquer, mas que essa interação é pessoal e direta. Nada mais, e nada menos do que assumirmos nossa natureza para nos aproximarmos como humanos, e não máquinas. Não é ser bonzinho ou permissivo, mas sim acolhedor, bom ouvinte, e empático, até mesmo para quando precisar dar uma negativa; e é da liderança que isso deve começar.
Vamos falar aqui de 4 pontos essenciais da Comunicação Humanizada do Líder:
Comunicação mecanizada precisa ser abandonada
Sabe aquele hábito de somente o líder falar? Ou fazer encontros eventuais e somente com o grupo todo? Então, no home office os colaboradores ficam mais carentes de contato. Em uma pesquisa americana, muitos trabalhadores relataram não quererem atuar em home office com medo de serem esquecidos por seus líderes e empresas. Reuniões pontuais e unilaterais podem até continuar, desde que outros momentos de contato aconteçam.
Conversas individuais frequentes, rodas de conversa para coletar percepções e necessidades, momentos de descontração mesmo que online substituindo o happy hour são ações importantes. Estar mais ou menos próximo com contato diário vai depender de boas conversas do líder com cada colaborador, captando aquele que necessita de maior ou menor apoio.
Saiba compreender e exerça a empatia
Respeite a singularidade de cada um dentro de sua equipe. Todos possuem personalidades diferentes e precisam de atenção em áreas diferentes também. Quando há espaço para compreender o que o outro está dizendo, a comunicação torna-se efetiva, gerando conexões positivas.
Por isso, o contato diário torna mais clara quais são essas necessidades individuais. Lembre-se também que agora você está entrando na casa do colaborador, em momentos familiares e até com risco de ele expor aquilo que antes mantinha discreto em sua intimidade.
Faça acordos sobre os momentos que são bons para conversarem, e verifique se ele tem um ambiente favorável para abrir a câmera e microfone; peça para virar o computador para uma parede lisa, assim não expõe ninguém.
Seja empático com cada realidade de vida. Sabemos que isso não é fácil para o líder: pedir resultados para a equipe atendendo as necessidades suas e da empresa, mas também considerando momentos e individualidades. Mas isso faz Mas isso faz parte da comunicação e liderança humanizadas.
Seja um comunicador exemplar
O respeito como autoridade não se constrói pelo medo, mas pela admiração dos outros por você. Um líder precisa ser o primeiro a demonstrar vontade em alcançar os melhores resultados, e deve colocar em prática o que ele mesmo cobra de cada um. A comunicação humanizada também ajuda a construir essa imagem de exemplo a ser seguido.
A escuta acolhe, a fala atenciosa respeita, até mesmo o “dizer não” pode ser bem recebido se for dito com assertividade e humanidade. Isso constrói uma imagem positiva de líder influenciador e que será mais facilmente seguido por sua equipe.
Intensifique feedbacks que fortaleçam a confiança
A comunicação humanizada implica também em calibrar expectativas. É muito respeitoso dizer ao outro o que esperamos dele, o quanto ainda está distante dos níveis de desenvolvimento esperados, mas o quanto acreditamos em seu potencial, e como estamos dispostos a apoiá-lo nessa conquista.
Nesse trabalho à distância, esse tipo de conversa de feedback tornou-se mais necessária para que colaboradores se sintam vistos e apoiados, e para que as relações se fortaleçam em laços de confiança.O neurocientista Paul Zak reforça o quanto o cérebro fica mais seguro e trabalha muito melhor quando essas relações de confiança são construídas entre líder e sua equipe. Ser um líder de comunicação humanizada é o que possibilita estabelecer essa ponte de confiança, e promover os pontos particulares e habilidades de cada envolvido.
Sua equipe precisa saber para que direção vocês estão indo. Procure estabelecer um planejamento e dar um retorno sobre cada tarefa cumprida, ou não cumprida, sobre cada step alcançado. O feedback é uma das melhores formas de calibrar visões, e uma das principais ferramentas de desenvolvimento para o sucesso individual, do time e da empresa.
Por fim:
Sabemos que um verdadeiro líder deve caminhar com sua equipe e guiá-la a fim de melhores resultados. No entanto, isso só se torna possível quando o mesmo pratica suas ações com maturidade, sensibilidade, assertividade, flexibilidade cognitiva, inteligência emocional e empatia.
Essas são características e Soft Skills que podem ser mais evidenciadas ou desenvolvidas se o líder buscar seu autoconhecimento. Conhecer a si mesmo de fato, suas emoções e sentimentos, suas necessidades e anseios, seus gatilhos e pontos para melhorar, suas crenças e valores, facilita posicionar-se como ser humano, falível, mas com grande potencial. Conhecendo a si mesmo ficará até mais fácil conhecer cada membro de seu time. Autoconhecimento também é um grande passo para conquistar uma comunicação humanizada na liderança.
Fga. Ma. e Coach Ana Elisa Moreira-Ferreira
Consultora em Comunicação Humana
Diretora Executiva da Univoz
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