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Investir em desenvolvimento de pessoas para uma nova era

Entramos em uma nova era das relações de trabalho. Novas políticas, novos métodos e novas tecnologias são o foco de debate do momento. Para muitos especialistas¹, estamos diante de uma nova realidade que pode ser chamada de 4ª Revolução Industrial. Não se trata apenas da evolução tecnológica, o que sempre foi a marca das revoluções industriais, mas, sim, do quanto as novas tecnologias têm se mostrado capazes de aumentar de forma significativa a eficácia do trabalho e a dinâmica das organizações.

As novas tecnologias têm conectado mais pessoas e sistemas, criando, assim, uma extensa rede de interações. Como resultado temos mais agilidade nas respostas e soluções. Além disso, essa superconexão é a responsável por promover uma maior integração entre diversos saberes, muitas vezes, ultra especializados. Com isso, as demandas de empresas e pessoas são colocadas em um grande microscópio e resolvidas em curto espaço de tempo. Porém, a necessidade de aprimorar os saberes ou aprender novas habilidades segue a mesma velocidade, por isso a atualização precisa ser constante.

Estudos revelam que engenheiros de software, por exemplo, sentem a necessidade de atualizar suas habilidades a cada 12-18 meses para se manter em fase com o mercado. Profissionais de marketing, do setor financeiro e vendas reportam intervalos semelhantes de atualização². Dito desta maneira, parece que estamos diante de um problema. Na verdade, não se trata disso, estamos diante de uma nova realidade e é importante estar atento a ela.

De modo geral, o mercado parece já ter notado esse movimento. Pesquisa coordenada pela Deloitte demonstra que no biênio 2014-2016 houve um aumento de 42% no número de empresas com equipes dedicadas exclusivamente ao treinamento de seus colaboradores. Além de um aumento no número de parcerias entre empresas e fornecedoras de treinamentos. Em outra pesquisa, a ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) demonstra que entre os anos 2016 e 2017 as empresas aumentaram em 21% os investimentos em treinamentos, se considerarmos o que é investido em cada um de seus colaboradores.

De acordo com a mesma pesquisa da ABTD, outro aspecto de destaque é o fato de que 40% das ações de treinamento são destinadas a líderes, justamente por serem eles os responsáveis em repassar conhecimento e em manter a equipe em consonância com as novas demandas do mercado.

A área de Educação Corporativa têm um papel bem claro. Quando as ações de desenvolvimento são bem planejadas e estruturadas, elas contribuem ativamente para aumentar a performance do seu participante. Claro, a melhoria da performance dos indivíduos levará o conjunto a resultados significativos e ao fim do processo ganham todos: empresas e colaboradores. Neste sentido, se fizermos uma análise completa, a qual busque associar o contexto atual, os dados acima apresentados e a finalidade das ações de desenvolvimento, podemos chegar a algumas conclusões importantes:

  • No cenário atual, o retorno do investimento em treinamento e desenvolvimento não representa um retorno de capital imediato, e, sim, a garantia de que a empresa está em consonância com as mudanças e demandas do mercado. Elemento essencial para que ela se mantenha produtiva e, é claro, competitiva.
  • Investir em capacitação e desenvolvimento representa uma atualização constante dos colaboradores, o que permite a empresa sempre oferecer os melhores serviços e produtos, garantindo a satisfação de seus clientes, o que fortalece a marca como um todo.
  • Quando os conceitos de uma capacitação e desenvolvimento são bem utilizados pelos colaboradores, eles contribuem para uma mudança significativa de atitude, que geram resultados e melhoram a produtividade de toda a equipe.
  • Treinar lideranças é um exercício fundamental. Poucos papeis sofreram e sofrem tantas mudanças na atualidade, por isso a constante atualização ajuda a fortalecer o seu papel.
  • Dentro da cadeia produtiva, o desenvolvimento dos talentos têm um papel fundamental, pois são a ponte entre as mudanças que ocorrem no meio social e as necessidades que o cotidiano corporativo demanda de todos os seus participantes.

Dessa forma, fica bastante evidente que o investimento em educação corporativa não é um mero exercício de aprimoramento, ele tem uma conexão direta com as novas demandas e diretrizes do mercado. Treinar equipes de colaboradores, preparar líderes, investir no desenvolvimento como parte fundamental da cultura de uma empresa são tendências e já representam uma prática essencial para aqueles que pretendem manter-se à frente das mudanças que estão ocorrendo.

Ana Elisa Moreira-Ferreira
Ma.Fga. Coach e Consultora em Comunicação Humana
Univoz Consultoria e Desenvolvimento de Pessoas.

¹Schwab, Klaus (2017).The Fourth Industrial Revolution. New York: Crown Publishing Group.
² Rewriting the rules for the digital age – Deloitte’s 2017 Global Human Capital Trends report

 

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