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Liderança Humanizada: é o que esperamos!

Se você é líder de uma pequena equipe ou muitos colaboradores, de uma área ou da empresa inteira, de órgãos; seja lá o que estiver liderando, esteja preparado: VOCÊ SERÁ QUESTIONADO.

Você deve saber que perguntas chegarão até você e é bom que tenha respostas para elas.
Aí você me pergunta: mas todas? Bom, vamos responder até o final deste artigo.

“O que fazer? Como fazer? Quando fazer? O que você pensa sobre algo? Que decisões tomar diante de algum impasse?” Provavelmente (pelo menos nas empresas) você chegou na liderança por alguma habilidade ou competência, portanto respostas técnicas, relacionadas ao negócio ou à sua área, são esperadas. É bom que você saiba respondê-las; isso oferece SEGURANÇA para sua equipe.

Mas, olha que bacana, você não precisa ter todas as respostas de “bate-pronto” ou saber tudo. Para isso você tem equipe técnica competente (e acredite neles, eles são capazes), consultorias, conselho de apoio. Você pode pedir um prazo, ir em busca de um plano de ação, convocar uma reunião, abrir um brainstorm para pensarem juntos e mostrar que todos tem opiniões e podem contribuir.

Só não dá para ouvir da fala de um líder um “sei lá”, um “que se dane”, um “dá teu jeito”, ou um “e daí!”. Palavras tem significado, tem poder, tem vida própria, mas sempre são geradas por seu executor.

O líder pode (pode mesmo!) até dizer “não sei”, mas seguido de “o que você vai (ou nós vamos) fazer para saber”. Isso não é fraqueza, é expressar que você fala aquilo que sabe e se não sabe, o caminho para aprender está aberto. E essa é mais uma razão para a equipe ficar ainda mais SEGURA.

No entanto, entre o “não sei” e a solução abre-se um espaço a ser preenchido, e que não pode ficar no vazio. Esse, sim, carece de resposta imediata e sua participação ativa. O espaço aberto em virtude de sua autorresponsabilidade por seu cargo, por sua posição, por sua empresa e, principalmente, por aqueles que você lidera.

Esse é o gap que eu chamo de “ESPAÇO HUMANO DA LIDERANÇA”. Por ser humano você não precisa saber tudo, mas precisa saber expressar a humanidade que há em você. Esse é o espaço da escuta ativa, da expressão empática, do acolhimento. É o vazio a ser preenchido entendendo a limitação do outro, o momento pelo qual ele passa, e suas dores (quaisquer que sejam). A liderança está dando a você sua grande oportunidade de deixar sua equipe tranquila ao expressar o quanto se importa com o outro, ou seja, que você lidera pessoas, não máquinas, planilhas, números! E sabe o que você ganha com isso? Além de muitos outros benefícios em bem estar, qualidade das relações, você ganha a CONFIANÇA da sua equipe.

Precisa saber tudo? Não, afinal você é um ser humano. Escolhendo ser líder ou foi um caminho natural da sua carreira, então sua primeira escolha deve ser por manter-se ser humano! Então, assim o sendo, use esse potencial. É isso que esperamos de um líder. Espero que a sua empresa não careça de grandes líderes, como outras instâncias estão sofrendo.

Fga.Ma. e Coach Ana Elisa Moreira-Ferreira
Diretora e consultora em Comunicação Humana

 

 

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