A importância de se comunicar bem para um líder

A importância de se comunicar bem para um líder

A comunicação é a palavra chave de todos os processos pelo quais passamos, seja na vida pessoal ou profissional. Por conta disso é essencial que todos os profissionais tenham boas habilidades em se comunicar. Essa regra não seria diferente com um líder.  Como ele tem responsabilidade de guiar e orientar toda uma equipe, saber se comunicar é essencial para se expressar bem ao conduzir uma reunião, para engajar a equipe, trazer disseminar conhecimentos, entre outros.

Seja exemplo de bom comunicador

Um bom líder é exemplo para seu time. Se ele possui uma dificuldade para se comunicar isso irá impactar em várias dimensões de sua liderança, desde o entendimento básico de uma mensagem por parte do colaborador, até algo maior como abalar a confiança do seu time e a dificuldade de aceitação de sua gestão. Tudo isso compromete sua posição na empresa, colocando em risco sua carreira. A comunicação é um item essencial para que o líder exerça sua função plenamente, portanto delegue com clareza, seja objetivo nos feedbacks, contemple o lado humano em suas conversas.

Como se comunicar melhor?

O universo da comunicação na liderança é imenso; escolhemos 2 pontos importantes para tratar nesse texto que podem ser trabalhados em um curso de liderança, coaching executivo ou, você mesmo pode iniciar sua atenção para eles.

Expressar calma ao falar é uma regra importante de um líder. Não estamos falando daquela fala morna, que não demonstre seu engajamento. O importante é ter um equilíbrio emocional expresso na comunicação que transmita seu controle em situações de conflito, que tranquilizem o colaborador quando for o momento dele de expressar alguma tensão ou descontentamento, buscando sempre manifestar as soluções possíveis para as situações, eliminando foco no problema. Essa calma é expressa nas palavras que escolhemos e no tom de voz, e irá ajudar a estabelecer esse elo de confiança com a equipe, e que conquiste o respeito de seus colegas.

O segundo ponto é saber ouvir sua equipe. A comunicação parte de ouvir e entender o ponto de vista do outro para, a partir dele, entender como se comunicar para ser entendido. “Saber ouvir quase que é responder” já dizia o romancista francês Pierre de Marivaux. Quando escutamos ativamente nosso cérebro está atento ao ponto mais importante deste momento, a pessoa que fala. Isso nos leva a entender melhor seu ponto de vista, o que ela sente, em como podemos atende-lo ou compreendê-lo e, automaticamente, estaremos em busca de soluções. E é esse o estilo de escuta necessário na liderança.

Com quem você irá trabalhar?

Dedique um tempo para entender qual é o perfil o da sua equipe. Converse mais, gere oportunidades para entender quem são os profissionais que você irá trabalhar, como se comunicam, como se relacionam entre si, e até para projetar o que esperam de você. Isso ajudará você a se conectar com sua equipe sem pressionar ou criar prazos impossíveis para realizar suas tarefas. Isso permitirá que você busque não somente a “sua forma de falar”, mas aquela que vai conectar você ao time.

Como chegar lá?

Desta forma, um curso de liderança poderá te ajudar a se tornar um líder e conhecer as ferramentas necessárias para desenvolver e engajar sua equipe, propiciando resultados corporativos consistentes e de alto nível, alinhados à estratégia do negócio. É importante conhecer outras formas de buscar o crescimento pessoal, e o processo de coaching executivo focado na habilidade que o profissional queira desenvolver, no caso a liderança, também pode trazer ótimos resultados. O autodesenvolvimento é essencial para a carreira de um líder que quer ser reconhecido por suas habilidades de gestão; mas não espere apenas que a Educação Corporativa de sua empresa invista nessa conquista, comece você mesmo a trilhar esse caminho.

 

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