Como Conduzir Reuniões Eficazes

Como Conduzir Reuniões Eficazes

Conduzir muito bem uma reunião é necessário para que fique mais fácil expor suas ideias e gerar um ambiente favorável para que você fale tudo o que realmente precisa ser dito. Para que suas reuniões sejam mais eficazes, nós separamos algumas dicas para você incorporá-las em seu dia a dia. Confira essas dicas:

 

Planeje

Um dos maiores problemas em uma reunião é a falta de foco e objetividade. Se não sabemos onde queremos chegar, qualquer resultado serve, não é mesmo! Por isso, invista um tempo planejando o objetivo, estruturando a forma como quer abordá-lo e anotando o conteúdo a ser discutido na reunião. Vale a pena escrever os tópicos pelos quais você quer passar e na ordem desejada, assim você evita perder o assunto principal. O planejamento reduz o improviso e aumenta a eficácia da reunião. A boa notícia é que o planejamento é uma das competências necessárias nos projetos e que pode ser trabalhada na educação corporativa e desenvolvimento pessoal. Não será possível prever tudo, mas com certeza isso planejar trará um grande norte.

 

Calibre objetivos antecipadamente

A reunião inicia no convite. Use esse recurso para já expor objetivos e tópicos. Os participantes virão com as expectativas já alinhadas, evitando desvios de percepções sobre o objetivo daquele encontro.

 

Deixe a reunião estratégica

Uma isca para que sua reunião seja interessante é pensar em estratégias. Que tal já pedir no convite que os participantes tragam informações ou ideias ou mapeiem os ofensores ou as soluções sobre o assunto que está sendo proposto. Assim, os envolvidos podem chegar na reunião mais “aquecidos” e ela se tornará ainda mais objetiva e eficaz.

 

 

Como o coaching empresarial pode me ajudar?

Para quem não conhece o Coaching Empresarial, saiba que é um trabalho focado para apoiar pessoas no desenvolvimento e aprimoramento de competências esperadas para sua função ou atribuição na empresa, atingindo suas metas e as das organizações, por meio de um apoio e acompanhamento individualizado e personalizado do coach.

 

É aplicado para desenvolver habilidades na liderança e gestão de pessoas, nas relações com seus pares e stakeholders, no empreendedorismo, carreira e  nas mais diversas situações do dia-a-dia organizacional.

Reuniões são cada vez mais frequentes nas empresas e o coaching empresarial ajuda no desenvolvimento da habilidade de conduzi-las, auxiliando na con

quista de um planejamento mais eficaz, de uma comunicação mais assertiva, melhorando a forma de  comunicar as informações de modo mais claro e objetivo, trabalhando as limitações, identificando crenças sabotadoras que o impeçam a fluência desses encontros e atingindo o engajamento de todos nos objetivos traçados nestes momentos.

Confira mais informações sobre coaching empresarial.