Share the post "Dicas que todo líder precisa saber para melhorar a comunicação com a equipe"
A comunicação eficaz é uma das habilidades mais esperada para qualquer líder.
Ela não apenas garante que os objetivos e expectativas sejam claros, mas também fortalece a coesão da equipe, aumenta o moral e melhora a produtividade.
Quer saber como ser um líder comunicador?
Confira essas dicas essenciais que todo líder deve seguir!
1. Liderar pelo exemplo
A liderança pelo exemplo é fundamental para estabelecer credibilidade e confiança. Os líderes devem incorporar e praticar os valores e comportamentos que desejam ver em sua equipe. Quando os membros da equipe veem que seu líder pratica o que prega, são mais propensos a seguir o mesmo caminho.
Então, se comunicação é um valor para sua gestão e uma soft skill para ser disseminada no time, ser um líder exemplo em sua forma de falar e se relacionar agrega muito.
Se você espera que sua equipe comunique abertamente sobre desafios e dificuldades, mostre essa abertura compartilhando suas próprias experiências, seus erros e desafios e como superou tais barreiras.
2. Dar feedback constante
O feedback é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento contínuo, e ele deve ser construtivo, específico e orientado para o futuro. Em vez de esperar pelas avaliações anuais, forneça feedback regularmente para que os membros da equipe saibam onde estão se destacando, e onde e como podem melhorar.
A comunicação neste momento é um grande diferencial. Existem muitas maneiras de abordar o feedback, e o importante está no esforço de manter uma comunicação sempre respeitosa. Se está no início do conhecimento mútuo com seu colaborador, por exemplo, comece o feedback destacando um aspecto positivo, depois mencione a área que precisa de melhoria e finalize com outro ponto positivo ou uma sugestão de como melhorar. Neste caso, como ainda não construiu lastro no relacionamento, o apontar diretamente as dificuldades encontradas pode somente afastar. Mas após essa construção, a assertividade é uma forma madura, profissional e cuidadosa de desenvolver pessoas.
3. Estar aberto ao diálogo
Uma comunicação eficaz não é apenas sobre falar, mas também sobre escutar. Crie um ambiente onde os membros da equipe se sintam confortáveis para compartilhar suas ideias, preocupações e sugestões. Tenha também reuniões regulares, onde todos possam expressar seus pensamentos livremente e mostre que você valoriza a opinião deles e que está disposto a considerar suas sugestões.
Assim, valorizando a contribuição de cada um, você colabora para o senso de pertencimento e consegue promover um ambiente de segurança psicológica
4. Praticar a escuta ativa
A escuta ativa é uma habilidade que vai além de simplesmente ouvir. Ela envolve prestar atenção completa ao que o outro está dizendo, sem interrupções (ou o mínimo delas), sempre buscando compreender o ponto de vista do outro antes de formular seus argumentos, e respondendo de forma que demonstre entendimento e consideração. Na liderança, essa atitude demonstra respeito ao colaborador e constrói confiança.
Durante as conversas, mantenha contato visual, faça perguntas para clarificar pontos e repita de volta parte do que foi dito para garantir que você entendeu corretamente.
5. Ser claro e conciso
A clareza na comunicação evita mal-entendidos e garante que todos estejam na mesma página. Um líder direto e objetivo ao transmitir informações importantes têm mais chances de ser claro na mensagem, além de economizar o tempo de todos. Mas importante nesse aspecto: certifique-se de que todos compreenderam o que foi dito, e que a economia de informações não foi excessiva para alguns.
Utilize ferramentas visuais como slides ou diagramas durante apresentações, até mesmo em reuniões, para ilustrar pontos chave e facilitar a compreensão.
6. Reconhecer e celebrar sucessos
A comunicação apreciativa e de celebração precisa fazer parte da rotina de um bom líder. Reconhecer o trabalho duro e as realizações de sua equipe é vital para manter a motivação em alta. A frase “Não faz mais que obrigação” não cabe em um líder visionário e que valoriza cada colaborador.
Mantenha uma expressão positiva, celebrando tanto as grandes vitórias quanto os pequenos avanços, porque isso mostra que você valoriza o esforço e dedicação diários de cada membro do time, independente da grandiosidade ou simplicidade do impacto.
Tenha atenção às várias oportunidades de elogios: envie e-mails de agradecimento, destaque realizações em reuniões, faça pequenas intervenções diárias de reconhecimento verbal público, organize eventos, mesmo que simples e rápidos, para comemorar metas alcançadas.
7. Investir em desenvolvimento pessoal e profissional
A comunicação é uma habilidade que pode ser transformada em quase sua totalidade. Investir no seu desenvolvimento como um líder comunicador e apoiar o desenvolvimento contínuo dos membros do seu time, mostra que você está comprometido com o crescimento de todos.
Ofereça oportunidades de treinamento e desenvolvimento que os ajudem a aprimorar suas habilidades e avançar em suas carreiras. Incentive a participação em workshops, cursos online e programas de mentoria que possam enriquecer as competências da equipe.
Melhorar a comunicação sua e da sua equipe é um processo constante que exige dedicação e prática. Na Univoz, nós preparamos líderes comunicadores eficazes que são a chave para o sucesso organizacional.
Publicado por Ana Elisa Moreira Ferreira
Diretora da Univoz
Consultora em comunicação humana
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