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Dicas que todo líder precisa saber para melhorar a comunicação com a equipe

A comunicação eficaz é uma das habilidades mais esperada para qualquer líder.

Ela não apenas garante que os objetivos e expectativas sejam claros, mas também fortalece a coesão da equipe, aumenta o moral e melhora a produtividade.

Quer saber como ser um líder comunicador?

Confira essas dicas essenciais que todo líder deve seguir!

1. Liderar pelo exemplo

A liderança pelo exemplo é fundamental para estabelecer credibilidade e confiança. Os líderes devem incorporar e praticar os valores e comportamentos que desejam ver em sua equipe. Quando os membros da equipe veem que seu líder pratica o que prega, são mais propensos a seguir o mesmo caminho.

Então, se comunicação é um valor para sua gestão e uma soft skill para ser disseminada no time, ser um líder exemplo em sua forma de falar e se relacionar agrega muito.

Se você espera que sua equipe comunique abertamente sobre desafios e dificuldades, mostre essa abertura compartilhando suas próprias experiências, seus erros e desafios e como superou tais barreiras.

2. Dar feedback constante

O feedback é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento contínuo, e ele deve ser construtivo, específico e orientado para o futuro. Em vez de esperar pelas avaliações anuais, forneça feedback regularmente para que os membros da equipe saibam onde estão se destacando, e onde e como podem melhorar.

A comunicação neste momento é um grande diferencial. Existem muitas maneiras de abordar o feedback, e o importante está no esforço de manter uma comunicação sempre respeitosa. Se está no início do conhecimento mútuo com seu colaborador, por exemplo, comece o feedback destacando um aspecto positivo, depois mencione a área que precisa de melhoria e finalize com outro ponto positivo ou uma sugestão de como melhorar. Neste caso, como ainda não construiu lastro no relacionamento, o apontar diretamente as dificuldades encontradas pode somente afastar. Mas após essa construção, a assertividade é uma forma madura, profissional e cuidadosa de desenvolver pessoas.

3. Estar aberto ao diálogo

Uma comunicação eficaz não é apenas sobre falar, mas também sobre escutar.  Crie um ambiente onde os membros da equipe se sintam confortáveis para compartilhar suas ideias, preocupações e sugestões. Tenha também reuniões regulares, onde todos possam expressar seus pensamentos livremente e mostre que você valoriza a opinião deles e que está disposto a considerar suas sugestões.

Assim, valorizando a contribuição de cada um, você colabora para o senso de pertencimento e consegue promover um ambiente de segurança psicológica

4. Praticar a escuta ativa

A escuta ativa é uma habilidade que vai além de simplesmente ouvir. Ela envolve prestar atenção completa ao que o outro está dizendo, sem interrupções (ou o mínimo delas), sempre buscando compreender o ponto de vista do outro antes de formular seus argumentos, e respondendo de forma que demonstre entendimento e consideração. Na liderança, essa atitude demonstra respeito ao colaborador e constrói confiança.

Durante as conversas, mantenha contato visual, faça perguntas para clarificar pontos e repita de volta parte do que foi dito para garantir que você entendeu corretamente.

5. Ser claro e conciso

A clareza na comunicação evita mal-entendidos e garante que todos estejam na mesma página. Um líder direto e objetivo ao transmitir informações importantes têm mais chances de ser claro na mensagem, além de economizar o tempo de todos. Mas importante nesse aspecto:  certifique-se de que todos compreenderam o que foi dito, e que a economia de informações não foi excessiva para alguns.

Utilize ferramentas visuais como slides ou diagramas durante apresentações, até mesmo em reuniões, para ilustrar pontos chave e facilitar a compreensão.

6. Reconhecer e celebrar sucessos

A comunicação apreciativa e de celebração precisa fazer parte da rotina de um bom líder. Reconhecer o trabalho duro e as realizações de sua equipe é vital para manter a motivação em alta. A frase “Não faz mais que obrigação” não cabe em um líder visionário e que valoriza cada colaborador.

Mantenha uma expressão positiva, celebrando tanto as grandes vitórias quanto os pequenos avanços, porque isso mostra que você valoriza o esforço e dedicação diários de cada membro do time, independente da grandiosidade ou simplicidade do impacto. 

Tenha atenção às várias oportunidades de elogios: envie e-mails de agradecimento, destaque realizações em reuniões, faça pequenas intervenções diárias de reconhecimento verbal público, organize eventos, mesmo que simples e rápidos, para comemorar metas alcançadas.

7. Investir em desenvolvimento pessoal e profissional

A comunicação é uma habilidade que pode ser transformada em quase sua totalidade. Investir no seu desenvolvimento como um líder comunicador e apoiar o desenvolvimento contínuo dos membros do seu time, mostra que você está comprometido com o crescimento de todos.

Ofereça oportunidades de treinamento e desenvolvimento que os ajudem a aprimorar suas habilidades e avançar em suas carreiras. Incentive a participação em workshops, cursos online e programas de mentoria que possam enriquecer as competências da equipe.

Melhorar a comunicação sua e da sua equipe é um processo constante que exige dedicação e prática. Na Univoz, nós preparamos líderes comunicadores eficazes que são a chave para o sucesso organizacional.

Publicado por Ana Elisa Moreira Ferreira

Diretora da Univoz

Consultora em comunicação humana

www.univoz.com.br 

Conheça nossos projetos in company especialmente preparados para desenvolver as habilidades de comunicação dos líderes de sua empresa.

Nossos treinamentos são personalizados para atender às necessidades específicas de sua organização, proporcionando ferramentas e técnicas práticas que serão aplicadas especialmente para a situação da sua empresa. 

Entre em contato conosco para saber mais.

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