Liderar por Resultados e Conquistar a Equipe. É possível?

Liderar por Resultados e Conquistar a Equipe. É possível?

Ser um bom líder significa ter uma equipe que confia em você e, ao mesmo tempo, buscar os melhores resultados para a empresa. Mas é possível ser respeitado pela equipe e ainda ter o melhor desempenho?

Algumas das lições aprendidas em cursos de liderança ou em coaching executivo podem transformar sua liderança e melhorar seu trabalho.

Confira algumas dessas lições!

 

Busque o autoconhecimento

Autoconhecimento é o primeiro passo e faz toda a diferença para o senso de liderança. Saber o que você tem a oferecer e no que precisa melhorar é o caminho para entender o que você pode fazer pela equipe e qual é a melhor maneira de liderá-la.

Fique sempre atento as suas reações diante de pessoas, acontecimentos, dados e faça perguntas para si mesmo sobre:

  • Como você reage diante dessas informações?
  • Que pensamentos passam por sua mente e os sentimentos que eles geram?
  • Quais são seus comportamos verbais e os não verbais que surgem nesses momentos?

Essas são perguntas que devem acompanhar um líder para que ele possa prever suas atitudes e agir sobre aquelas indesejáveis para ao cargo de liderança.

Os assessments são ferramentas importantes que podem ajudá-lo a traçar seu perfil de preferências para lidar com o mundo, identificar seus pontos fortes e aqueles que precisam de maior atenção na liderança, antecipando comportamentos indesejáveis. Em um curso de liderança ou coaching executivo ou pessoal, você também pode aprender a se conhecer melhor e a reconhecer as próprias qualidades, o perfil de preferência para lidar com as questões que te cercam e habilidades potenciais. Esse é um caminho essencial para progredir enquanto profissional.

 

Tenha responsabilidade

Ser um líder é ser responsável por diversos aspectos. Desde a gestão de pessoas com suas necessidades, comportamentos e diferentes performances, até a entrega de resultados de um projeto para cumprimento de metas. Esse senso de responsabilidade é essencial para quem quer liderar. Você está preparado?

Sabemos que nem sempre estamos prontos para tamanha responsabilidade, e que as oportunidades de crescimento na carreira passando por cargos de liderança nos são apresentadas sem ainda termos esse devido preparo. Precisamos de experiência, que vem com o tempo e com novas oportunidades. Mas existem aceleradores que podem ajudar nessa capacitação.

Passar por um processo de coaching executivo ou coaching pessoal, oferece condições de fortalecimento pessoal e profissional,  apoiando o líder a tomar as rédeas da situação e se responsabilizar por sua nova atribuição.

 

Pense nos objetivos

Um bom líder é aquele que consegue colocar os objetivos da equipe e da empresa em harmonia, buscando o que for melhor para todos. Como fazer com que seus colaboradores cresçam e, ao mesmo tempo, direcionar suas habilidades para os projetos da empresa?

Trabalhar o propósito de cada um nessa jornada é essencial. Por isso, um bom líder deve:

  • saber ouvir a todos;
  • entender suas necessidades e procurar acolhe-las e atende-las quando possível, ou pelo menos, compreender o motivo de serem importantes para o colaborador;
  • ficar atento aos motivos de fazê-los permanecer engajados com sua liderança e, por consequência, comprometidos com sua empresa.

Os resultados serão consequência desse excelente relacionamento interpessoal estabelecido com a equipe.

Existem várias estratégias e ferramentas que podem ser aprendidas no curso de liderança para manter seus objetivos vivos, alinhados com os da equipe e da empresa, regra valiosa para manter um clima de engajamento amplo em busca de resultados.

Com essas lições em mente, você está pronto para ser um líder ainda melhor. Para saber mais sobre liderança, procure ajuda de quem entende: a Univoz tem diversos cursos que vão fazer de você um excelente profissional!