Share the post "Melhor forma de usar roteiros para gravar vídeos – 4 ESTILOS"
Se você deseja ingressar no universo digital, mas não sabe como dar início as suas ideias, hoje trazemos algumas dicas que poderão te ajudar a criar vídeos com conteúdo de qualidade e com alta probabilidade de atrair a atenção do público.
Na hora de falar em frente às câmeras, é comum que as pessoas fiquem na dúvida se devem gravar vídeos falando espontaneamente ou a partir de um roteiro escrito. Se optam por esse último, então uma nova dúvida surge: melhor ler, decorar ou entender o roteiro e falar sem apoio. Esse é o assunto que nossos alunos do curso de “Expressividade e Oratória no Universo Online” sempre nos perguntam.
Você está, então, diante de 4 possibilidades de apoio para a gravação:
- Falar espontaneamente sem roteiro escrito;
- Elaborar um roteiro escrito para ser lido;
- Elaborar um roteiro escrito e decorar;
- Elaborar um roteiro escrito para ser compreendido e falado, sem ser lido.
Não existe certo ou errado, nem o melhor. A escolha vai depender muito das suas habilidades de comunicação, principalmente da sua eloquência que é a capacidade de falar e expressar-se com desenvoltura e desembaraçadamente, manifestando sua ideia por meio de uma fala fluída, sem muitas pausas de hesitação e sem perder o “fio da meada”. A escolha também depende muito da sua familiaridade com a situação de gravação, visto que muitas pessoas ficam bastante tensas em frente das câmeras e acabam não mantendo uma fala contínua e coerente. Um outro ponto que você deve analisar é sua segurança com a organização das ideias e se esse conteúdo está bem estruturado com uma sequência clara em sua mente para não se perder.
Esses quatro tipos tem vantagens e desvantagens, assim como características específicas que você deve levar em conta.
Antes de tudo, gostaria de começar dizendo que se você é do grupo que acha que a melhor saída é clicar no play e sair falando tudo que vêm à mente, essa estratégia é a mais arriscada. Poucas pessoas escolhem a opção 1. Por mais que você domine o tema, quando falamos, vários pensamentos surgem e o risco de começar em um assunto e terminar em outro é grande. Além disso, muitos dos vídeos são sequenciais e se você não souber exatamente o que quer falar em cada um deles, as mensagens podem ficar confusas para sua audiência. Se você é eloquente e vai optar pela fala espontânea é necessária, pelo menos, uma roteirização, que pode ser até em tópicos, separando assuntos para cada bloco de vídeos.
Então, em tópicos ou texto, a construção de um roteiro é fundamental, não só para organizar suas ideias e o que será dito, mas também para otimizar o tempo da gravação.
Vale ressaltar que mesmo que você tenha uma redação impecável, é normal que enfrente dificuldades nesse momento. Se você quiser saber mais sobre a estrutura ideal para um roteiro, leia o artigo que preparamos anteriormente:
“Como estruturar um bom conteúdo para seus vídeos nos canais digitais”?
Depois do roteiro preparado, escolha se você vai utilizar as opções 2, 3 ou 4 para gravá-lo. Ler, decorar ou entender para falar sem ler, cada uma dessas opções tem características e cuidados que precisam ser levados em consideração para obter ótimos resultados. A escolha vai depender de sua segurança e habilidade e vale experimentar as 3 para sentir onde transita com mais segurança. Para cada um tenho dicas importantes e no próximo artigo Melhor forma de usar roteiros para gravar vídeos? – dicas importantes de cada estilo falarei mais sobre isso.
Por enquanto, já vá preparando seu roteiro com as reflexões que já fizemos até aqui e acompanhe a publicação do próximo artigo.
Fga. Ma. e Coach Ana Elisa Moreira-Ferreira
Consultora em Comunicação Humana
Diretora Executiva da Univoz
Quer saber mais sobre como estruturar seus roteiros para gravar vídeos?
Agora que você já conheceu os quatro estilos de uso do roteiro na hora da gravação, comece a elaborar o seu. Conte também com as soluções que a Univoz dispõe para te apoiar, tais como: curso online “Expressividade e Oratória no Universo Online”, cursos presenciais “Técnicas de Apresentação” e “Voz, Corpo & Expressão”, participar do LAB de Apresentações e agendar sessões de Coaching de Speakers com consultores especializados.
Inicie a sua Trilha de Aprendizagem em Apresentações de Alto Impacto.
Fale com a gente e faça sua inscrição agora mesmo!
Share the post "Melhor forma de usar roteiros para gravar vídeos – 4 ESTILOS"