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Faça as seguintes perguntas a si mesmo: Você se sente confortável em expressar sua opinião mesmo que discordem? Você pede ajuda para as pessoas da sua equipe quando tem dúvidas? Você inicia conversas sobre problemas difíceis com o seu time? Quando erra você esconde, disfarça, corrige antes que vejam ou partilha?
Ser você mesmo e se sentir seguro para expressar o que é pode ser um desafio e tanto. Em meio a uma turbulência de acontecimentos, no dia a dia todos são desafiados a enfrentar pessoas com personalidades e ideais diferentes, incertezas e turbulências, dificuldades com metas e entendimento dos novos cenários, o que exige de cada um controle emocional para nos mantermos felizes no trabalho e produtivos.
Para que isso aconteça de modo mais leve é importante que o ambiente profissional ofereça conforto para que os envolvidos na equipe se sintam à vontade para se pronunciarem diante de qualquer situação. A Segurança Psicológica é um conceito que, quando identificado em equipes, aponta para um trabalho de qualidade, satisfação e produtividade do time.
O termo Segurança Psicológica surgiu na década de 1960 através de pesquisadores em liderança e cultura organizacional Edgar H. Schein e Warren G. Bennis, do MIT (Massachusetts Institute of Technology) Sloan School of Management. Anos depois, em 1990, Amy Edmondson, professora da Universidade de Harvard Business School, voltou a estudar mais sobre o assunto e definiu o significado do termo. Em 2017 a Google, por meio do Projeto Aristóteles, disseminou o tema como sendo umas das razões dos times que performavam bem.
Por qual motivo a Segurança Psicológica atua nesta qualidade dos times? Principalmente por permitir a todos os envolvidos de um time dentro de um ambiente de trabalho que se expressam e coloquem em evidência suas ideias, sem ter risco de serem castigados ou excluídos de determinada maneira por pensarem diferente. Como define a autora: Segurança Psicológica é “a crença
compartilhada pelos membros da equipe de que a equipe é um ambiente seguro para se tomar riscos interpessoais”
Nas organizações, é cada vez mais urgente levar tecnologias que cuidem das relações humanas inerentes a esses ambientes de trabalho.
Segundo Amy Edmondson, a liderança tem um papel fundamental para que sua equipe tenha firmeza em suas relações, e consequentemente, resultados. “Ambientes de trabalho em ritmo acelerado exigem entender bem o que está acontecendo enquanto bem como para poder agir. Com a promessa de mais incerteza, mais mudanças e menos segurança no emprego em organizações futuras, as equipes precisam assumir posições de fornecer uma fonte importante de segurança psicológica para os indivíduos no trabalho”, diz Amy.
Para Ana Elisa Moreira-Ferreira, nossa diretora, um caminho é a humanização das relações nos ambientes de trabalho. “Os termos “humanização”, “comunicação humanizada” e “liderança humanizada” vem sendo amplamente discutido em várias organizações, sendo pauta das áreas de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Liderança, Treinamento e Desenvolvimento, Saúde e Qualidade de Vida”, afirma.
Quando falamos de times que constroem relações humanizadas, vários comportamentos auxiliam e destaco três deles:
–há espaço para dizer aquilo que não sei e quero aprender – o ser humano tem curvas de aprendizado, não é uma máquina programada para aprender e fazer sem dúvidas; portanto, exercer a humanidade de se vulnerabilizar, sentindo espaço seguro para partilhar o que não sabe, é necessário;
–há espaço para errar e partilhar erros, pois é assim que o ser humano aprende: tornando público seu engano pode encontrar formas de corrigi-lo e até mesmo evitar que outros cometerem o mesmo erro;
– há equilíbrio no espaço de fala – o ser humano tem necessidades de falar e ser ouvido, tem necessidades que o outro fale e também ampliar a escuta para aquilo que chega; quando todos sentem que podem falar e ouvir ou ser ouvido a segurança aumenta;
O líder que investe nessas habilidades de humanização e que amplia sua Comunicação Consciente, já está praticando a humanização dos ambientes e irá ajudar seu time a criar um ambiente propício para esses 3 elementos. Portanto, esse líder que busca se transformar está colaborando com alguns elementos da Segurança Psicológica.
Ana Elisa Moreira-Ferreira
Diretora Executiva da Univoz
Fga. Ma. Coach e Consultora em Comunicação Humana
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