Sucesso em Equipe: Entenda como chegar lá

Sucesso em Equipe: Entenda como chegar lá

O sucesso de uma equipe está muito relacionado com a forma como um líder a conduz. A liderança é essencial para incentivar e engajar, manter a equipe calibrada, desenvolver talentos, alinhar metas e resultados que deverão ser alcançados. Para isso o líder precisa de habilidades bem específicas que podem ser lapidadas para essas atribuições tão importantes junto ao seu time. Ser generoso, respeitoso, e se comunicar bem com cada participante individualmente e com todos como um time são alguns dos pilares do seu trabalho.

Pensando nisso, uma iniciativa da Google, chamado de Projeto Oxygen se propôs a estudar como as qualidades do gestor aumentaram o sucesso de uma equipe. Eles descobriram 8 pontos muito interessantes que fazem toda a diferença no sucesso das equipes, como a necessidade de ser um líder coach com disponibilidade para feedbacks individuais, ter alta capacidade de comunicação com todos, demonstram interesse genuíno pelos colaboradores e, não menos importante, sabem manter todos engajados e orientados para os resultados a serem alcançados, entre outros.

 

Em nossos treinamentos de liderança atuamos fortemente nesses pilares e concordamos com a pesquisa da Google. Então, com base neste projeto e seus ensinamentos, e no que acreditamos e treinamentos em nossas trilhas de aprendizado para liderança, vamos discorrer nesse texto sobre 3 desses pilares encontrados no perfil de um líder de uma equipe de sucesso:

 

  1. Ser tecnicamente competente

 

Para ter um time completo, o caminho é ter consigo diversos talentos. É importante você ter profissionais com habilidades técnicas, operacionais e comportamentais distintas.  Esse é um importante diferencial, por isso, busque sempre se atualizar para poder ajudar seu time e saiba identificar e explorar o que cada profissional tem de melhor.

  1. Desenvolver sua equipe

Ninguém chega pronto e é atribuição do líder desenvolver sua equipe para atingir os resultados esperados. A Educação corporativa bem estruturada, com visão de futuro, com estratégias de treinamentos, feedbacks e coachings, e dentro de uma trilha de aprendizado deve apoiar líderes e colaboradores no crescimento mútuo. Cabe ao líder fazer essa interface com a Educação corporativa, buscando as estratégias mais adequadas para desenvolver as suas habilidades de líderes, como as escolas e treinamentos de liderança, coaching e outras capacitações, e aquelas a serem estimuladas em sua equipe.

  1. Excelente comunicador

Complementando a visão do Projeto Oxygen, uma pesquisa recente identificou que entre as 5 habilidades mais importantes de um líder, a comunicação era a principal. Uma comunicação assertiva e de resultados, envolve a capacidade de ser claro garantindo que todos entendam, a habilidade de ser direto sem ofender, a prática dos conceitos da CNV (comunicação não violenta) principalmente da empatia ao contemplar o outro com atenção e dedicação, e as habilidades de um líder coach, que entre tantos atributos, vibra ao passar orientações e contribuir com o desenvolvimento e treinamento da equipe, considerando como parte de suas atribuições. Um bom planejamento da Educação corporativa deve contemplar o desenvolvimento máximo da competência comunicativa dos líderes e da sua inteligência emocional aplicada à comunicação, trabalhando suas habilidades pessoais e interpessoais, ampliando sua percepção para a forma como você se comunica e como sua equipe gostaria de ser ouvida. Essas habilidades aproximam pessoas e fortalecem equipes.

Em um outro artigo falaremos sobre os outros pilares da liderança de uma equipe de sucesso

 

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